Zbigens

Proposta de
Descrição
Foi entendimento em Sesimbra que era fundamental criar um órgão que permitisse à juventude dar a sua opinião na construção das políticas de juventude do concelho. O órgão formal em Portugal constituído para este efeito é o Concelho Municipal de Juventude. Por várias razões em Sesimbra não sentimos que o regulamento deste órgão fosse inclusivo e por isso criou-se uma alternativa – o Zbigens. Este é um projeto que assenta num Fórum Local de Juventude que acontece em Setembro e que substitui o Conselho Municipal de Juventude. Este Fórum permite a participação de todos os jovens, associados formalmente ou em nome individual. Existe o grande objetivo de debater livremente a qualidade de vida dos jovens mas com uma matriz construtiva. O Fórum termina com prioridades bem concretas que depois são trabalhadas ao longo do ano por grupos de jovens por território que, mediados por técnicos da autarquia, desenvolvem diversas dinâmicas que vêm responder às prioridades definidas. Existe um orçamento disponível para o efeito que é livremente gerido por este grupo dentro dos enquadramentos legais.
Contexto do Território
Sesimbra é um concelho com 50.000 habitantes divididos em 3 territórios (Freguesia de Santiago, Freguesia do Castelo e Freguesia da Quinta do Conde). Os territórios de Sesimbra e Castelo albergam cerca de 25.000 habitantes e a Quinta do Conde os restantes 25.000. Sesimbra e Castelo são as freguesias mais antigas e mais estruturadas onde a população tem raízes mais sólidas com a cultura local. A Quinta do Conde tem crescido bastante nos últimos anos sendo uma freguesia com muita diversidade na sua população com pessoas provenientes de todo o país e vários países do mundo. Tem uma lógica de dormitório e a sua população tem uma relação entre si distante. Nesta freguesia existe uma enorme carência de infraestruturas especialmente ao nível cultural e Juventude. Está prevista a construção de um auditório, uma biblioteca, um centro de juventude e um centro de artes, mas excluindo o auditório que iniciou a sua construção à cerca de três meses, as restantes obras ainda não começaram.
Em termos de Juventude existe a clara consciência da urgência em apostar em dinâmicas participativas combatendo a mais que evidente tendência para o afastamento da participação ativa na construção da comunidade desta faixa da população. A existência de um Spot Jovem – espaço dedicado á Juventude – na freguesia do Castelo ajuda a promover alguma proximidade, mas é manifestamente insuficiente para garantir uma missão bem cumprida no empoderamento da juventude Sesimbrense. A Freguesia da Quinta do Conde está órfã de equipamentos dedicados à juventude. Também é mais do que entendido o facto de que a Juventude hoje vive conectada digitalmente sendo os espaços físicos muitas vezes ineficazes na criação dos laços entre jovens e técnicos. Sesimbra como todos os outros territórios lutam todos os dias para compreender a sua juventude e encontrar formas eficazes de se aproximar e contribuir para a melhoria das suas condições de vida.
Extensão temporal de desenvolvimento
Objetivos gerais e específicos
- Ouvir os jovens e chamá-los a pronunciar-se sobre a política municipal de juventude, analisar as suas preocupações e das organizações do concelho aos mais diversos níveis, conhecer as propostas, sugestões ou recomendações sobre quaisquer assuntos de interesse na área da juventude e promover a participação dos jovens e das organizações na vida cívica concelhia.
- Captar novos participantes para o momento Fórum.
- Proporcionar condições para a realização de vários encontros com cada um dos grupos e de um momento de encontro e partilha comum – o Fórum propriamente dito.
- Potenciar os Grupos de Trabalho Ativos para a construção e desenvolvimento de um ou mais projetos.
Impactos esperados
- Verificar um aumento dos níveis de participação civíca do público jovem
- Aumentar a adesão a projetos de Juventude
- Aproximar públicos de decisores politicos
Práticas de avaliação
O projeto é avaliado a dois níveis. O momento de encontro (Fórum) é avaliado por mecânicas quantitativas base como número de participantes, número de novos participantes, quantidade de propostas apresentadas entre outros do género e mecânicas qualitativas como diferenciação das propostas apresentadas e sua pertinência. O trabalho ao longo do ano é avaliado no âmbito dos projetos apresentados. Uma parte significativa dos projetos desenvolvidos pelo Serviço de Juventude deriva dos grupos de trabalho Zbigens e dependendo da natureza desses projetos existe uma avaliação adequada para aferir o impacto e pertinência de cada um deles.