Skip to content

Natal na Aldeia

Project Image

Proposta de

Descrição

O Natal na Aldeia considera desde já, enquadrar e incluir propostas de decoração e conteúdos vindos da comunidade, quer sejam sugestões individuais para um trabalho coletivo, ou concebidas e apresentadas coletivamente pela comunidade da localidade de Espinheiro. Com o conhecimento adquirido na primeira edição será agora mais fácil definir linhas orientadoras de todo o projeto, quer seja a nível da decoração, seja dos conteúdos a criar, ou de oferta aos visitantes. Consideramos que deve continuar a ser um evento diferenciador, que promova vivências autênticas e o verdadeiro espírito de Natal: passar tempo em convívio com familiares, vizinhos e amigos (e fazer novos amigos), ocupar tempos livres em atividade comunitária, partilhar saberes e tradições, refletir e concretizar ações que contribuam para a sustentabilidade global, fugindo dos principais chavões e critérios comerciais associados a esta época.

Para a realização do evento serão criadas duas áreas de atuação que se desenrolam simultaneamente: Uma Oficina comunitária – onde serão realizados os elementos decorativos para os diferentes espaços quer sejam públicos ou privados; A Programação/produção – levantamento e convite às diferentes entidades que possam integrar o programa do evento; produção do evento. Pede-se à comunidade do Espinheiro, que faça o que tão bem sabem fazer – receber em casa – a aldeia, todos os visitantes do Natal na Aldeia.

Contexto do Território

Integrado na região do Médio Tejo, Alcanena possui segundo dados de 2023 12.682 habitantes, começando a inverter a tendência de decrescimento verificada entre 2011 e 2021.

Com a taxa de natalidade a aumentar ligeiramente, verifica-se também nestes dados de 2023 um desaceleramento do índice de envelhecimento, valores que embora pouco animadores, se têm aproximado dos valores nacionais.

O número de população estrangeira em Alcanena tem vindo a aumentar nos últimos anos, representando em 2022, 3,7% da população residente no concelho, com um total de 466 pessoas estrangeiras.

No que concerne às nacionalidades dos residentes estrangeiros em Alcanena em 2022, verifica-se que a maior comunidade era de cidadãos do Brasil com 162 residente, seguida da Ucrânia com 82, outros países americanos com 35, provavelmente Venezuelanos, Roménia 26 e a quinta nacionalidade mais representada Angola com 22 residentes.

Em termos de políticas culturais as linhas que orientam a ação de programação centram-se em três eixos principais: a descentralização da programação com a oferta cultural a ocorrer em todas as freguesias do concelho ao longo do ano, de forma gratuita e em espaço público ou associativo quando fora do cine-teatro municipal, o envolvimento das comunidades em espetáculos comunitários, formativos juntos das associações e em momentos de escuta sobre o que desejam para a programação e cultura do seu concelho e uma aposta contínua e diversificada na mediaçao de públicos desde a idade escolar até à universidade sénior e estruturas residenciais para idosos.

Extensão temporal de desenvolvimento

Objetivos gerais e específicos

  • Consolidar o evento de Natal diferenciador dos demais, garantindo que seja identificativo do território, e assim potenciador do Turismo da região.
  • Desenvolver um conceito de Natal, cumprindo objetivos de sustentabilidade.
  • Fomentar o espírito comunitário.
  • Convidar as populações a integrarem o processo criativo.
  • Desenvolver e integrar as propostas dos agentes locais na conceção e realização do evento.
  • Dar a conhecer as tradições do concelho.
  • Incentivar e reforçar a identidade do território.
  • Divulgar os usos e costumes do Concelho de Alcanena

Impactos esperados

  • Envolvimento de comunidades nas oficinas
  • Grande número de visitantes na aldeia natal
  • Os locais sentem-se representados nas decorações e na programação dos espaços
  • Revitalização de espaços, grupos e tradições que se estavam a perder no tempo

 

 

Práticas de avaliação

Todas as três práticas apontadas são exemplos recentes e ainda em fase de implementação e desenvolvimento sendo as conclusões obtidas a partir da escuta ativa, recolhas de opiniões de espectadores e participantes nos eventos