Skip to content

Festival Entretanto

Project Image

Proposta de

Descrição

O Festival Entretanto surge como resultado da vontade de unir a comunidade. Concebido a partir do desejo de realizar uma festa jovem e dinâmica, o evento vai mais além, transformando-se numa jornada única que transcende idades e perfis.

Destaca-se como um mosaico cultural, tecido com carinho e dedicação, promovendo um encontro autêntico entre a comunidade, visitantes e artistas locais, emergentes e nacionais.

O Festival assenta também num grande compromisso de promoção dos jovens artistas e empreendedores do território, num ambiente intergeracional criativo e contagiante.

Desde a criação e desenvolvimento dos ambientes, serviço de restauração e bar, mostras de produtos locais até às conversas com vários “filhos da terra”, o principal objetivo e o mais bem-sucedido foi a envolvência da comunidade.

Objetivo esse conseguido através das associações, IPSS e empresas locais, que deram vida aos vários espaços do festival, promovendo um apoio às associações juvenis através da exploração de tascas na praça de alimentação.

Também todos os suportes comunicacionais de apoio ao projeto foram pensados e criados a partir da base da sustentabilidade utilizando e reaproveitando materiais reciclados e recicláveis (além dos suportes digitais) e promovendo a mínima pegada ecológica do evento.

Contexto do Território

Integrado na região do Médio Tejo, Alcanena possui segundo dados de 2023 12.682 habitantes, começando a inverter a tendência de decrescimento verificada entre 2011 e 2021.

Com a taxa de natalidade a aumentar ligeiramente, verifica-se também nestes dados de 2023 um desaceleramento do índice de envelhecimento, valores que embora pouco animadores, se têm aproximado dos valores nacionais.

O número de população estrangeira em Alcanena tem vido a aumentar nos últimos anos, representando em 2022, 3,7% da população residente no concelho, com um total de 466 pessoas estrangeiras.

No que concerne às nacionalidades dos residentes estrangeiros em Alcanena em 2022, verifica-se que a maior comunidade era de cidadãos do Brasil com 162 residente, seguida da Ucrânia com 82, outros países americanos com 35, provavelmente Venezuelanos, Roménia 26 e a quinta nacionalidade mais representada Angola com 22 residentes.

Em termos de políticas culturais as linhas que orientam a ação de programação centram-se em três eixos principais: a descentralização da programação com a oferta cultural a ocorrer em todas as freguesias do concelho ao longo do ano, de forma gratuita e em espaço público ou associativo quando fora do cine-teatro municipal, o

Extensão temporal de desenvolvimento

Objetivos gerais e específicos

  • Dinâmica cultural gratuita, jovem e intensa
  • Promoção da circulação dos públicos entre o Casco Velho da Vida de Alcanena
  • Estabelecimento de contactos e pontes entre associações, IPSS e idosos residentes em estruturas residenciais e designers e associações mais jovens, sobretudo ao nível da criação de elementos decorativos e de merchandising
  • Promover músicos e bandas locais, pondo-os em palco com artistas mais mainstream e comerciais
  • Dar voz a empreendedores, atividades e outros eventos destinados às camadas mais jovens da população através dos momentos de conversas existentes no último dia do festival com diversos convidados que se destacam em várias áreas.

Impactos esperados

  • Localmente, e com apenas duas edições, o Festival já se inscreveu como um marco importante da programação cultural, havendo um crescente interesse com tudo o que o envolve;
  • Temos conseguido angariar diversas parcerias e voluntários que permitem o crescimento sustentado do festival em termos de programação, da criação de conceitos e ambientes;
  • Na primeira edição do festival conseguimos captar cerca de 5000 visitantes locais e regionais;

Práticas de avaliação

Todas as três práticas apontadas são exemplos recentes e ainda em fase de implementação e desenvolvimento sendo as conclusões obtidas a partir da escuta ativa, recolhas de opiniões de espectadores e participantes nos eventos através de questões de resposta rápida.

Reunião de avaliação feita entre o município, as associações que exploram a praça de alimentação e o grupo de voluntários que cresceu 200% da primeira para a segunda edição