Festas e Feira de Verão
Proposta de
Descrição
As Festas e Feira de Verão são uma atividade cultural centenária que o Município assegura desde 2015. Com um projeto mais abrangente e de acesso gratuito, o Município desenvolve um programa cultural de 10 dias com atividades para jovens, crianças e adultos.
Esta boa prática resulta do envolvimento do comércio local e empresários enquanto mecenas do evento; Coletividades e Associações na definição e concretização do programa e dos trabalhadores do Município na montagem, execução e desmontagem do evento.
Para atingir os vários públicos, destacamos a Praceta da Pequenada ao longo de toda a semana; o Sobral Saudável que decorreu nos finais de tarde, bem como os vários palcos onde decorreram concertos para além da Feira de Saberes e Sabores, Quermesse e exposição autárquica.
Por fim, destaca-se a participação de grupos e ou Associações locais que têm palco para demonstrar as suas manifestações culturais para além de, algumas delas, dinamizarem Tasquinhas junto ao palco principal.
Contexto do Território
O concelho de Sobral de Monte Agraço pertence ao distrito de Lisboa, integrando a sub-região Oeste (NUTS III) e a região Centro (NUTS II).
Os eixos de conetividade rodoviária são assegurados pela A8, com ligação a Lisboa/Sul e a Leiria/Norte que tem permitido um maior crescimento da Freguesia da Sapataria.
A relativa proximidade à A10, cujo acesso dista aproximadamente 12 km da sede de Concelho, permite a realização de movimentos pendulares quer, para norte, através da A1, quer para sul, através das A10/A13/A2.
Em termos populacionais, os últimos CENSOS mostram a atractividade do concelho, tendo actualmente 10500 habitantes.
Em termos culturais, o Município apostou na dinamização do Forte do Alqueidão, Cine-Teatro, Biblioteca e Centro de Interpretação das Linhas de Torres.
Extensão temporal de desenvolvimento
Objetivos gerais e específicos
- Envolver e apoiar as Coletividades – através da participação na elaboração do programa, apresentando as suas próprias sugestões e atividades e concretizando um espaço de restauração e bebidas, sem custo.
- Envolver e apoiar empresas e comércio local – através do mecenato, as empresas e comerciantes apoiam o evento tendo como retorno uma grande adesão popular nos dias da Festa bem como a possibilidade de praticar horário de funcionamento mais alargado.
- Garantir o acesso à cultura e desporto – o acesso gratuito às atividades permite que todos tenham acesso aos eventos
Impactos esperados
- Incentivo à criação cultural pois os grupos e associações têm palco para as suas atividades culturais
- Divulgação dos grupos e associações com aulas abertas de modo a potenciar a inscrição de novos elementos
Práticas de avaliação
Reunião final de balanço