Artista Residente nas Escolas
Proposta de
Descrição
Com o Projeto Artista Residente, desenvolvido na relação com o PNA – Plano Nacional das Artes, os agrupamentos e escolas interessados podem receber um/a artista nas suas instalações. Durante o ano letivo, além de ter um ateliê na escola, o/a artista terá a responsabilidade de apoiar a comunidade educativa, introduzindo processos e práticas artísticas complementares aos oferecidos em contexto de aprendizagem formal.
No âmbito deste Projeto, um conjunto de artistas reside, pelo período aproximado de três meses, em cinco escolas do concelho de Torres Vedras, em diálogo estreito com a comunidade escolar, promovendo a interpretação deste contexto enquanto lugar de cultura, arte e criatividade.
Contexto do Território
Entre 2011 e 2021, a população residente total no concelho de Torres Vedras subiu para 83.130 habitantes, registando um aumento de 3.665 habitantes. Os números refletem uma subida de 4,6% relativamente a 2011, ano em que foram apurados 79.465 habitantes. Este é um dos dados preliminares que constam da primeira fase de resultados dos Censos 2021.
O maior aumento populacional verificou-se na União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, que registou um aumento de 11,4% da população residente total, seguindo-se as freguesias de Silveira (9,5%) e Santa Maria, São Pedro e Matacães (8,2%).
Verifica-se, ainda, uma tendência de crescimento do número de agregados, que passaram a 32.737, representando um aumento de 8,4% relativamente a 2011.
Relativamente aos indicadores habitacionais, regista-se uma subida de 1,7% no número de alojamentos no concelho de Torres Vedras (existindo mais 768 alojamentos) e uma subida de 1,5% no número total de edifícios (existindo mais 503 do que em 2011).
A política cultural do Município de Torres Vedras é conduzida por um conjunto de princípios, no qual se incluem o primado da participação, a disseminação territorial, o estímulo à criação a partir do contexto local, a articulação com as organizações do território e o apoio às plataformas de criação.
O Município possui uma rede de equipamentos culturais – museus, centros de interpretação, bibliotecas, galerias e um teatro –, todos com ofertas específicas, organizadas em programas anuais de atividades, incluindo ações dirigidas a públicos escolares.
Extensão temporal de desenvolvimento
Objetivos gerais e específicos
como o faz.
- A escola, como comunidade de aprendizagem, deve promover o acesso à
diversidade do património e a apropriação das diferentes linguagens e
expressões artísticas;
- A proximidade e familiaridade com as artes e o processo criativo podem
incentivar dinâmicas transdisciplinares, a integração dos conhecimentos
das várias disciplinas curriculares, através de uma visão de conjunto e do
poder indisciplinador das artes, abrindo um espaço de liberdade para a
construção pessoal e coletiva;
- A sensibilidade estética e artística, bem como o pensamento crítico e
criativo, são áreas prioritárias para a formação de competências
transversais e integram o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória;
- As artes despertam a imaginação e a criatividade, contribuindo para a
relação com o desconhecido e a incerteza, através de soluções originais e
reveladoras, que dependem dos diversos estímulos que o ser humano
recebe no seu processo de formação;
- O poder criativo e indisciplinador dos artistas e das múltiplas
manifestações artísticas pode contribuir para melhorar a ação do sistema
educativo, tornando-o mais transdisciplinar e inclusivo, concorrendo para
o sucesso escolar, o desenvolvimento pessoal e a capacitação para uma cidadania ativa e esclarecida.
Impactos esperados
- O projecto alcança de 4 agrupamentos escolares e uma escola profissional
- Contribuir para uma sociedade mais empática, criativa e consciente do outro
- Desenvolver as ferramentas disponíveis no contexto escolar para as práticas artísticas
- Interpretar e valorizar o património coletivo
Práticas de avaliação
Desde 2024, a avaliação do impacto destas iniciativas é feita através aplicação da ferramenta CISOC – Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais, desenvolvida pelo PNA.