Skip to content

Alcanena Walking Festival

Project Image

Proposta de

Descrição

O Alcanena Walking Festival é um festival de caminhadas e de atividades de bem-estar.  Apresenta uma programação diversificada, que oferece um conjunto de experiências nas quais, os passeios pedestres, se revezam e fundem, com experiências de bem-estar, colhendo os benefícios de uma profunda e harmoniosa conexão com a natureza.

De forte componente comunitária, a génese da programação do Festival inspira-se nas raízes singulares da comunidade acolhedora – património natural e edificado, atividades económicas, tradições, usos e costumes e gastronomia, complementando-se com propostas de matriz cultural, como música, dança, teatro, performances e outras, de caráter prático, como workshops das mais variadas temáticas.

O Alcanena Walking Festival acontece nos meados de maio, assumindo caráter de itinerância já que, cada edição, tem lugar numa diferente localidade do concelho.

Contexto do Território

Integrado na região do Médio Tejo, Alcanena possui segundo dados de 2023 12.682 habitantes, começando a inverter a tendência de decrescimento verificada entre 2011 e 2021.

Com a taxa de natalidade a aumentar ligeiramente, verifica-se também nestes dados de 2023 um desaceleramento do índice de envelhecimento, valores que embora pouco animadores, se têm aproximado dos valores nacionais.

O número de população estrangeira em Alcanena tem vido a aumentar nos últimos anos, representando em 2022, 3,7% da população residente no concelho, com um total de 466 pessoas estrangeiras.

No que concerne às nacionalidades dos residentes estrangeiros em Alcanena em 2022, verifica-se que a maior comunidade era de cidadãos do Brasil com 162 residente, seguida da Ucrânia com 82, outros países americanos com 35, provavelmente Venezuelanos, Roménia 26 e a quinta nacionalidade mais representada Angola com 22 residentes.

Em termos de políticas culturais as linhas que orientam a ação de programação centram-se em três eixos principais: a descentralização da programação com a oferta cultural a ocorrer em todas as freguesias do concelho ao longo do ano, de forma gratuita e em espaço público ou associativo quando fora do cine-teatro municipal, o envolvimento das comunidades em espetáculos comunitários, formativos juntos das associações e em momentos de escuta sobre o que desejam para a programação e cultura do seu concelho e uma aposta contínua e diversificada na mediaçao de públicos desde a idade escolar até à universidade sénior e estruturas residenciais para idosos.

Extensão temporal de desenvolvimento

Objetivos gerais e específicos

  • Tornar o AWF num evento de wellness, cultura e sustentabilidade de referência no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros
  • Envolver as populações e património locais na sua apresentação aos participantes, sobretudo externos, que têm aumentado anualmente
  • Oferecer o máximo de diversidade de experiências ao nível desportivo/de caminhada, de reconhecimento do território e de momentos culturais
  • Convidar artistas para viver o território e trabalhar com as comunidades ao longo do tempo, potenciando a transformação social mas também efetiva e física dos habitantes e do património local.

Impactos esperados

  • Aumentar o número de participantes nas atividades do AWF;
  • Ter impactos ainda maiores ao nível do número de estadias, refeições
  • Potenciar a participação das associações locais na preparação e avaliação dos eventos.
  • Ser um evento de referência regional no campo do bem-estar, tornando-se um evento-âncora ao nível do parque natural que está a iniciar os trabalhos de cogestão entre os vários municípios.
  • Tornar o evento o mais sustentável possível a nível ambiental e económico

Práticas de avaliação

– Análise dos números e estatísticas dos inscritos

– Recolha de dados económicos juntos dos negócios locais

– Referências nos media locais e regionais