Skip to content

A Artemrede revelou as conclusões do seu Fórum Político, que teve lugar digitalmente no passado mês de Junho. O documento agora conhecido sublinha vários desafios para os autarcas que iniciam o seu mandato, e está disponível publicamente. A associação, que agrega 17 municípios, sublinha que “a participação de dezenas de agentes culturais, discutindo questões sobre sustentabilidade, coesão e desenvolvimento, deixa a Artemrede segura de que a cultura é fundamental na construção de sociedades democráticas e resilientes. Os executivos autárquicos que agora iniciam o seu trabalho têm uma responsabilidade clara na afirmação e concretização deste objetivo, que devem assumir como verdadeiro desafio estratégico da sua ação”.

A importância dos projectos participativos, o envolvimento das populações na definição de políticas culturais ou a reivindicação por políticas e programas mais territorializadas são ideias fortes que foram discutidas por dezenas de profissionais na iniciativa. “Os governos locais estão em situação privilegiada para colocar o ‘cuidado’ no centro das decisões políticas e promover uma responsabilidade partilhada por todas e todos”, pode ler-se no documento conclusivo.

O documento, intitulado por “O Lugar da Cultura nos Desafios das Cidades”, dá conta das principais ideias discutidas nos diversos painéis, relevando as posições dos intervenientes. Descubram todo o texto no site Artemrede.

(link abaixo)